Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Você não sabe o quanto eu caminhei...

Pois bem, vamos as apresentações:

Victor Sacramento Dias, 24 anos, pernambucano, recifense, universitário, estagiário escravo, noivo, cristão e adepto ao estilo de vida low-carb/paleo.

Minha história de vida com o low-carb tem seu início em 11/03/2015 após a insistência de um amigo para que eu experimentasse uma nova "dieta". Me mostrando as opções, eu só enxergava gordura, gordura e mais gordura... e pensava: ELE QUER ME MATAR?! Relutei, relutei bastante e não encarei de primeira, continuei seguindo a tríade "proteína magra, fibra e carboidrato" e consegui perder, em uma única semana, impressionantes 1 KG, isso mesmo, comendo de 3 em 3 horas, me matando fazendo exercícios eu consegui esse resultado incrivelmente expressivo (/ironia) e fui correndo jogar na cara do meu amigo o resultado e então ele me conta que perdeu 3 KG comendo bacon todos os dias. fiquei me mordendo de raiva e inveja, afinal tinha me privado de quase tudo e só comia o que os nutricionistas sempre me disseram pra comer, como pode? Como alguém que come GORDURA pode conseguir isso? Como alguém que não sai da frente do computador pode conseguir um resultado assim? Sem respostas para as minhas perguntas, resolvi me debruçar na pesquisa e tentar entender de uma vez por todas o que significava esse "novo estilo" que o meu amigo pregava e quais os riscos que isso poderia trazer pra minha vida, enquanto isso me mantive na dieta conservadora, afinal não queria arriscar todo o meu trabalho duro para perder o meu 1 KG. 

Em resumo, os links A dieta paleolítica e Como comer mais gordura do que proteína? e mais alguns artigos me deram o embasamento científico necessário para me dedicar a "dieta". Fiz as compras, preparei o cardápio entrei de cabeça na primeira semana e 3 kg sumiram como mágica e lógico que isso me assustou, afinal era muito rápido, como pode isso? E tudo que sempre me falaram a respeito de emagrecimento ser uma tarefa árdua e para poucos? Novamente, as respostas só vieram depois de horas de leitura e dedicação ao tema, e com o passar do tempo os 117 kg, se transforam em 110, 105, 100 até romper a barreira dos dígitos, depois de mais de 6 anos sem saber o que era isso.

O tempo continuou passando e a disciplina foi embora junto com os rápidos resultados, tudo pelo fato de encarar a restrição de carboidratos como DIETA e não como novo ESTILO DE VIDA. Pois é disso que tratamos, é retroceder todo um processo alimentar acostumado a cargas desnecessárias de açúcares, conservantes e processados, tendo em vista que toda essa desevolução alimentar não deu tempo para que o ser humano pudesse se adaptar aos novos alimentos, acarretando em uma pandemia de obesidade. Como eu dizia, após descuidar da alimentação, lentamente muito lentamente mesmo meu peso foi aumentando até que ao fim do ano de 2015 eu me encontrasse novamente com 115 kg e uma vontade absurda de mudar novamente, só que dessa vez com mais consciência de cada passo e aceitando o low-carb/paleo como estilo de vida e não apenas a dieta da moda. 
Dando início, efetivamente falando, no dia 7 de janeiro de 2016, sendo o mais paleo possível e praticando exercícios, pouco mais de 10 kg foram embora para nuca mais voltar. Seguirei firme nessa nova jornada, ainda há muito a perder e aprender, sendo o maior ganho dessa caminhada uma corpo saudável e uma mente sã!

Documentarei semanalmente os meus resultados, quem sabe alguém possa se inspirar e resolver mudar de vida também mas o principal motivo é ter um registro de tudo aquilo que eu enfrentei para alcançar os meus objetivos em relação a saúde e bem-estar!

E para assustar vocês, uma breve mudança nesse exato 1 mês de laços reatados com o low-carb/paleo.


Observe bem esta camisa azul, ela ainda vai voltar a não caber no meu corpo!

Seguiremos firmes, seguiremos fortes a Saga Low Carb!

2 comentários: